Fisiatria - Medicina Física e Reabilitação

A fisiatria é a especialidade clínica que trata das deficiências ou incapacidades causadas pelas doenças, visando sua reabilitação, prevenção e tratamento, minimizando seus efeitos. Sua área de abrangência é vasta, incluindo deste o tratamento de dores e incapacidades como as causadas por patologias afetando a coluna vertebral, dores por doenças degenerativas (como a gonartrose, osteoartrite, etc.), incapacidades da LER, Fibromialgia, Dores miofasciais, Síndrome do Túnel do Carpo, até a reabilitação de seqüelas mais difusas como as por AVC, traumatismo raquimedular, Parkinson e outras doenças neurológicas e musculares. Seu principal objetivo é a reabilitação, recuperando ao máximo o que for possível e assim propiciando uma melhor qualidade de vida.

Cardiologia

É a especialidade médica que cuida clinicamente das doenças cardíacas como :coração grande (miocardiopatia dilatada), doença das válvulas (febre reumática, prolapso mitral) assim como de seus vasos, como pressão alta, dores no peito (angina), dentre outros distúrbios.

Eletroneuromiografia

Exame que estuda nervos e músculos, composto da primeira fase com choques suportáveis (estudo da neurocondução) e a segunda com uso de eletrodo de agulha (para estudo muscular). Tem como objetivo o estudo de patologias neurológicas ou musculares, como as radiculopatias, neuropatias periféricas, miopatias, síndrome do túnel do carpo, dentre várias outras.

Potencial evocado somato-sensitivo

Exame neurológico que visa estudar a condução dos estímulos pelas vias neurais periféricas e centrais em estudo, variando conforme o caso em análise.

Eletrocardiograma

Exame cardiológico que visa avaliar funções do coração, seu ritmo, suas câmaras.

Risco cirúrgico

Documento médico, resultado de exames laboratoriais e consulta clínica que estratifica o risco que o paciente terá no caso de ser submetido a um procedimento cirúrgico.

Tratamento da dor

Procedimentos que visam reduzir ou eliminar as dores agudas e crônicas, utilizando medicamentos, meio físicos, agulhamentos secos ou com medicações, infiltrações, etc.